O que é e como funciona a Orientação Psicológica Online

É uma modalidade de atendimento via internet regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. O profissional utiliza vídeoconferência, chat, e-mail e/ou outros meios virtuais para interagir com os clientes, trabalhando questões pontuais com foco em queixas específicas. O serviço pode ser oferecido à crianças (“acompanhadas” dos pais ou responsáveis – mediante prévia autorização e orientação); adolescentes (mediante prévia autorização dos pais ou responsáveis); adultos; casais; famílias ou grupos específicos.

A orientação psicológica online destina-se, primariamente, a ajuda de pessoas, afim de que se conheçam melhor e consequentemente se fortaleçam diante de situações adversas. Trata-se de um trabalho preventivo que visa melhorar a qualidade de vida e a superação de situações difíceis.

Indicações

A procura pelo atendimento psicológico infanto-juvenil é realizada, na maioria das vezes, pela própria família ou por instituições tais como escolas, igrejas, ONGs, dentre outras. A criança e o adolescente em meio aos conflitos pessoais, com os pais e em situações decorrentes de ambientes hostis, acabam apresentando dificuldades que podem se manifestar no próprio comportamento (pesadelo, dificuldades para dormir, regressão em aprendizados já adquiridos, indisciplina, agressividade, tristeza em excesso, depressão, ansiedade, agitação, uso de drogas, envolvimento com atividades criminosas e mudanças de comportamentos repentinos e radicais). Alguns pais e responsáveis buscam encaminhamento a fim de “acabar com o problema”, imaginando que a responsabilidade pela situação é apenas da criança ou adolescente, no entanto, a dinâmica e o envolvimento da família são fundamentais no processo.

A orientação psicológica realizada ajudará na ampliação do olhar em toda a rede social da criança e adolescente, tratando as dificuldades e ajudando no desenvolvimento dos fatores de proteção, considerados elementos fundamentais para o desenvolvimento saudável e prevenção da violência e maus tratos na infância e adolescência.

De acordo com Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº11/2012 o numero maximo de encontros online é 20. Durante todo o processo avaliamos com o cliente a necessidade ou não de um encaminhamento para atendimento psicológico presencial.

Contra-indicações

O atendimento psicológico virtual é contra indicado em casos graves de distúrbios psicológicos, para casos de crise acentuada ou descontrole emocional agudo.

Em caso de dúvidas estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Entre em contato conosco.

 

Qual é a diferença entre “Orientação Psicológica Online” e “Psicoterapia”?

Orientação
Psicológica
Online

  • É feita de forma virtual através da Internet por uma video-conferência
  • Tem uma duração de 50 minutos aproximadamente
  • Realizando até 20 encontros
  •  O objetivo é oferecer apoio para a pessoa que está passando por dificuldade emocional e precisa consultar um psicólogo.
  • Podem beneficiar-se do serviço de Orientação Online pessoas com dificuldade de locomoção ou algum impedimento ou impossibilidade de serem atendidas de forma presencial por um(a) psicólogo(a) temporariamente; Brasileiros(as) em trânsito ou que residam no exterior, onde a língua estrangeira se constitua como barreira temporária para atendimento presencial; Pessoas com dificuldade de encontrar um profissional em sua região de residência.

Psicoterapia

  • É feita de forma presencial
  • 1 vez por semana (geralmente)
  • Não há prazo para duração, dependendo do cliente
  • Precisa de locomoção para acompanhar o processo